SELECÇÃO OFICIAL 26º CINE ECO
Seia, 10_ 17 outubro 2020

>> COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS-METRAGENS
THE GREAT GREEN WALL
(The Great Green Wall)
Jared P. Scott, Reino Unido, Doc., 2019, 92’
Com produção-executiva de Fernando Meirelles (diretor de Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel e Dois Papas), o filme acompanha Inna Modja, cantora e ativista do Mali, numa jornada épica pela Grande Muralha Verde da África — uma iniciativa ambiciosa para fazer crescer um "muro" de oito mil quilómetros de árvores que se estende por toda a largura do continente para restaurar a terra e fornecer um futuro para milhões de pessoas. Atravessando o Senegal, Mali, Nigéria, Níger e Etiópia, Modja segue a florescente Grande Muralha Verde pela região do Sahel — um dos lugares mais vulneráveis da Terra, onde as temperaturas sobem 1,5 vezes mais rápido que a média global—, revelando as graves consequências da degradação severa do solo e da aceleração da mudança climática. A muralha visa combater o aumento da desertificação, da seca, da escassez de recursos, da radicalização, dos conflitos e da migração.
Trailer / Mais informação: https://cineuropa.org/en/video/rdid/375655/
O QUE ARDE
(Viendra le feu)
Oliver Laxe, Espanha e França, Ficção, 2019, 90’
Amador Coro foi condenado por ter provocado um incêndio. Quando sai da prisão, não tem ninguém à sua espera. Regressa à sua aldeia, aninhada nas montanhas da Galiza, onde vive a mãe, Benedicta, e as suas três vacas. A vida deles decorre lentamente, ao ritmo tranquilo da natureza. Até ao dia em que um fogo vem devastar a região.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/368497821
SOCKEYE SALMON RED FISH
(Sockeye Salmon Red Fish)
Dmitriy Shpilenok, Doc., Rússia, 2020, 51’
Sockeye, uma espécie de salmão selvagem, nasce nas águas de Kamchatka e passa toda a sua vida no Oceano Pacífico. Apenas por uma vez regressa à água doce – para desovar, iniciar o círculo da vida, e morrer. É um recurso inesgotável que alimenta milhares de milhões de pessoas no planeta, restaurado a cada ano! Mas em breve poderemos estar face ao inimaginável: os seres humanos esgotando o inesgotável!
Trailer / Mais informação: https://www.youtube.com/watch?v=aJYY1TfxqLk
IL VEGETARIANO
(The Vegetarian)
Roberto San Pietro, Itália, Ficção, 2019, 110’
Krishna, filho de um Brâmane, vive em Itália, onde ordenha vacas; o contacto com estes animais fá-lo recordar a sua infância na Índia, caracterizada por um grande respeito pela natureza; ao saber que uma vaca improdutiva vai ser abatida, tem de fazer uma escolha difícil: aceitar a cultura em que vive ou seguir a sua consciência?
Trailer / Mais informação: https://cinando.com/en/Film/the_vegetarian_315445/Detail#informations
JOEL ET KRYSTEL OUR LIFE TO LIVE
(Joel et Krystel Our Life to Live)
Guillaume Mazeline, França, Doc., 2019, 93’
Joel e Krystel tinham tudo o que parece necessário para viverem bem: uma casa, uma família, um emprego. No entanto, querem mudar as suas vidas: “Não me estava a ver no mesmo emprego até aos 65 anos.” O desejo comum a ambos era a vinha: vender vinho? Não, vender o vinho DELES, um vinho orgânico e de qualidade. Querem criar algo que ainda não exista, que se pareça com eles e os deixe orgulhosos. Acima de tudo, querem ser livres.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/392452025
EL TREN DE LOS PIES LIGEROS
(El Tren de los Pies Ligeros)
Miguel Coelho, França, Doc., 2019, 76’
El Chepe é o nome do comboio que atravessa o noroeste do México. Ele faz a ponte entre o mar e o deserto. No meio fica a grandiosa Serra Tarahumara. El Chepe é a personagem que nos guia nesse mundo isolado. Aí vivem povos indígenas - Yoreme, Raramuri e Menonitas - que preservam os seus modos de vida e a sua visão do universo. Como aproximar-se deles quando se é estrangeiro? O que pode ser a experiência de viajar quando se sonha com abrir veredas e deixar pegadas?
CHOLITAS
(Cholitas)
Jaime Murciego & Pablo Iraburu, Espanha, Doc., 2019, 80’
Cinco mulheres indígenas bolivianas vão iniciar uma expedição única. Como símbolo de libertação e emancipação, propõem-se escalar a montanha mais alta da América. A imagem é impressionante: escalam vestidas com as suas saias tradicionais. São mais do que escaladoras: são mulheres corajosas que encontram na montanha um espaço onde se sentem livres, felizes e vivas. A aventura que vão viver mostrará ao mundo uma forma inspiradora de ser mulher, de viver a tradição e de relacionamento com a Mãe Natureza.
Trailer / Mais informação: https://www.youtube.com/watch?v=kAvmDcp7ijI
THE VILLAGE AND THE WILDFIRE
(The Village and the Wildfire)
Kathrin Reichwald, Alemanha, Doc., 2020, 88’
“Se estivermos todos unidos, conseguiremos fazer grandes coisas!” – 37 habitantes de Ferraria de S. João seguem este princípio. A pequena aldeia portuguesa situa-se entre uma enorme área de floresta de eucaliptos. Os eucaliptos, embora lucrativos para a florescente indústria do papel, são facilmente inflamáveis e, por conseguinte, constituem uma ameaça incontrolável para a população rural. Em 2017, a região foi atingida por um dos mais devastadores incêndios florestais em Portugal, em que 66 pessoas perderam a vida. A cineasta alemã é inesperadamente afetada por este desastre e, juntamente com a sua família, tem de fugir da aldeia para escapar ao perigo.
Os habitantes ficam e lutam para salvar as suas casas. Uma pequena comunidade que se mantém unida para enfrentar a sua maior crise. Juntos, iniciam um projeto inovador que tem como objetivo protegê-los das consequências das alterações climáticas e da globalização. Um filme que nos encoraja a agir.
Trailer / Mais informação: https://www.filmschnitt24.de/films
A NEW ERA
(A New Era)
Boris Svartzman, China, Doc., 2019, 71’
Em 2008, as autoridades locais expulsaram 2000 habitantes de Guanzhou, uma ilha fluvial no Sul da China, de modo a ficarem com o caminho aberto para novos projetos de planeamento urbano. Apesar da demolição das suas casas e da pressão policial, um punhado de habitantes regressa à ilha. Durante sete anos, Boris filmou a batalha destes habitantes para salvarem a sua terra ancestral, das ruínas da aldeia onde a natureza lentamente se reafirma até aos estaleiros de construção da megacidade, que inexoravelmente avança sobre eles. Terão o mesmo destino dos cinco mil milhões de camponeses chineses que são expropriados anualmente?
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/362852646
CASTELO DE TERRA
(Castelo de Terra)
Oriane Descout, França e Brasil, Doc., 2020, 95'
Em 2012, a diretora francesa Oriane Descout abandonou a sua vida de classe média na Europa para encontrar o seu destino a 9 000 km de distância. Ao longo de uma jornada de 7 anos, registou os desafios enfrentados e descobriu um novo estilo de vida: rural, coletivo, autogerido, anticapitalista, sustentável e ecológico. No Brasil, conheceu o seu companheiro e realizou o seu maior sonho - um utópico “Castelo de Terra”.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/363277157
>> COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS
DAR(K)WIN PROJECT
(Dar(k)win Project)
Loris Lamunière e Charles Mercier, Animação-Documentário, França, 2019, 13’
Este mockumentary animal ficcionado leva-nos a um futuro imaginário e distante em que a vida subaquática, tal como a conhecemos hoje, foi completamente substituída por uma nova geração de espécies, feitas de plástico.
RUBY
(Ruby)
Mariana Gaivão, Ficção, Portugal, 2019, 25’
O canto da madrugada desce a montanha queimada, ecoando no xisto de uma aldeia portuguesa. Ruby desperta e ergue-se na meia luz. No exterior, o seu cão Frankie fugiu. Filha de dois mundos, aquele que os pais ingleses deixaram para trás e a terra portuguesa que a viu crescer, mas que ainda lhe chama estrangeira, Ruby move-se entre as fronteiras de ambos, sem pertencer a nenhum. A sua melhor amiga, Millie, irá regressar a Inglaterra, e o fim da infância de ambas encontra-se com o fim de um dia quente de verão.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/376835269
WHAT ABOUT OUR FUTURE?
(What About Our Future?)
Cláudio Cruz e Jaime Leigh Gianopoulos, Doc., Canadá, 2020, 25’
"What About Our Future?" acompanha a viagem dos Sustainabiliteens, um grupo de ativistas climáticos que organiza o maior protesto da história de Vancouver para exigir a tomada de medidas contra as alterações climáticas.
Trailer / Mais informação: https://www.whataboutourfuture.com/
FROM KURILS WITH LOVE
(From Kurils With Love)
Taylor Rees, Doc., EUA, 2020, 20’
Vladimir, um biólogo de mamíferos marinhos um pouco conflituoso que começa a envelhecer, apanha uma boleia inesperada a bordo de um barco repleto de fotógrafos de aventura, por necessitar desesperadamente de regressar às suas estações de monitorização científicas. Duas semanas antes, o seu barco perdera-se devido à erupção do vulcão Raikoke. Está numa missão que lhe permita ajudar a conhecer e proteger as ilhas Kuril, antes que a sua idade o impossibilite, e toda a equipa parte rumo a uma das mais remotas e acessíveis cadeias de ilhas vulcânicas do mundo para tentar ajudar Vladimir.
POR UN PUÑADO DE BASURA
(A Fistful of Rubbish)
David Regos, Doc., Espanha, 2019, 14’
Documentário ambiental e Western dos tempos modernos, “A Fistful of Rubbish” é um filme curto que decorre no Deserto de Tabernas, em Espanha – o único deserto da Europa. Uma área célebre por ter sido o cenário de muitos Westerns famosos, está infelizmente a ser destruída pelo lixo. Não é apenas um vilão desagradável, mas uma ameaça à vida selvagem e ao ambiente. Mas agora, com a ajuda de alguns habitantes locais, um expatriado inglês está a formar uma equipa e a tratar do assunto com as suas próprias mãos. Literalmente.
Trailer / Mais informação: https://www.youtube.com/watch?v=T6kEghA2Tw4
UNTIL THE LAST DROP
(Until the Last Drop)
Tim Webster, Doc. Território Palestiniano Ocupado, 2020, 20’
Na Faixa Ocidental, onde o acesso à água está a ser fortemente restringido para alguns, dois agricultores – um israelita e um palestiniano - cultivam a mesma terra, mas deparam-se gradualmente com oportunidades desiguais.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/392518526
SOY RAMÓN
(Soy Ramón)
Pilar Aldirico, Doc., Argentina, 2019, 3’
Ramón, um filhote de foca, foi salvo de um derramamento de petróleo quando tinha apenas alguns dias de vida. Vive agora num centro de salvamento de animais marinhos, com outros animais que também passaram por problemas causados pelo plástico. A história de Ramón é sobre esperança e sobrevivência. Que oceano lhe deixamos?
SLEEPLESS / REPEAT UNTIL DEATH
(Sleepless / Repeat Until Death)
Silvan Der Woerd e Jorik Dozy, Ficção, Mongólia e Holanda, 2019, 13’
Um mineiro mongol tira a filha doente da cidade altamente poluída e leva-a para ser consultada pelo xamã. Depois de encontrar uma nova casa junto dos criadores de renas na floresta, compreende que também o seu mundo está a mudar.
HERE WE ARE
(Here We Are)
Hristina Belousova, Doc. Experimental, Cazaquistão e Uzbequistão, 2020, 3’
Veem estas belíssimas árvores? Estes troncos fortes e poderosos, os extensos ramos irrompendo em direção ao céu e projetando a sombra. Quantas memórias guardam… podem contar-nos a história do universo, porque as suas raízes são tão profundas, não é verdade? Não veem as árvores? Ah, desculpem. As pessoas vivem aqui a partir de agora.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/412450564
MERAKI
(Meraki)
Gustavo Neves, Doc., Grécia, Portugal e Inglaterra, 2019, 28’
Meraki, do grego, significa fazer algo com toda a nossa alma, criatividade e amor. Criar a partir da essência, com paixão nos nossos corações. Neste trail veremos como um diretor da Sociedade de Proteção de Tartarugas Marinhas da Grécia, uma herborista da ilha, um professor de dança e um instrutor de mergulho recorrem à prática quotidiana das suas profissões para se ligarem à natureza. Procurando equilíbrio em mundos que estão em constante mudança, aprendemos lições com as tartarugas marinhas, escutamos os ritmos condutores das plantas e viajamos imersos no poder transformador da dança.
JOSEBA CRUZ
(Joseba Cruz)
Aleix Vilardebo, Doc., Espanha, 2020, 7’
Joseba Cruz é um espírito livre. Um homem que empreendeu uma aventura pessoal, libertando-se das algemas dos restaurantes de 3 estrelas para reinventar o conceito de haute cuisine. O documentário mostra como e porquê Joseba escolhe esta vida de Chef nómada.
Viajando até à terra da sua infância, recorda como o seu gosto pela gastronomia nasceu durante as suas viagens ao Pirenéus franceses e na pesca com mosca juntamente com o seu primo, e como viria a convertê-lo numa vocação, passando a sua juventude na cozinha do Can Fabes. Uma reflexão sobre as origens, sobre a verdadeira vocação de cada um e o papel do ambiente no processo criativo.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/388285001
VENTURE OUT
(Venture Out)
Jamie DiNicola, Palmer Morse, Matt Mikkelsen, Doc., EUA, 2020, 15’
Venture Out é uma história sobre superação, sobre o poder da resiliência e, em última análise, sobre os efeitos duradouros da construção da comunidade LGBTQ. O The Venture Out Project, fundado por Perry Cohen, é uma organização não-lucrativa que reúne as pessoas da comunidade LGBTQ em viagens a lugares da natureza selvagem. Ao partilharmos a história de Perry, e ouvindo o que dizem os outros participantes do TVOP, ficamos a conhecer um pouco das propriedades terapêuticas da natureza e dos laços criados pela comunidade, capazes de salvar vidas, forjados em resultado do trabalho de Perry.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/383923330
NATURALEZA VIVA
(Live Nature)
Martin Pizarro, Exp., Espanha/ Chile, 2020, 3’
Live Nature é uma reflexão sobre o fim das relações de amor, e a fertilidade emocional que isso traz: começar de novo, tentar fazer crescer uma nova “floresta emocional”. Os postais de Aysén servem para se dizer que a natureza, tal como as emoções, está viva e em constante crescimento.
THE HUMAN
(The Human)
Harko Wubs, Mocumentário, Países Baixos, 2019, 10’
Não obstante a definição oficial de um documentário sobre a natureza ser “um documentário acerca de todos os aspetos da vida, exceto o ser humano”, neste documentário podemos observar “o humano”. Uma mulher vai ao armazém de alimentos para caçar carne para a sua família. Ainda que haja muitas ovelhas, galinhas, porcos e vacas no armazém de alimentos, o desfecho é totalmente imprevisível…
Trailer / Mais informação: https://youtu.be/FJE56Bqd2No
uNpACKAGING
(uNpACKAGING)
ziREjA, Experimental, Espanha, 2020, 9’
O filme curto "uNPACKAGING" mostra-nos a verdade desconfortável de como o lixo começa por ser espalhado na rua durante uma festa ao ar livre, até chegar à natureza por diversas formas. Tendo como tema principal os custos ambientais das grandes festas de rua, este filme, que mescla ficção e ativismo, mostra-nos o lado “b” de todas as grandes festas.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/320172565
KUNTUR MARQA
(Kuntur Marqa)
Sebastian Diaz, Doc., Colômbia, 2019, 15’
KUNTUR MARQA é um périplo pelo distrito de Cundinamarca, no coração da Colômbia. Uma viagem pelos seus vales, charnecas e montanhas num paraíso que está a ser atingido pela mão do homem, razão suficiente para a sua proteção.
Trailer / Mais informação: https://www.youtube.com/watch?v=8_N_IM_e9Do&feature=youtu.be
QUMA Y LAS BESTIAS
(Quma Y Las Bestias)
Ivan Stur & Javier I. Luna Crook, Animação, Argentina, 2019, 11’
Há 12 mil anos, na América do Sul, um garoto chamado Quma aspirava tornar-se caçador. A experiência de despertar espiritual em uma jornada sozinho na natureza selvagem muda sua perspectiva para sempre.
Trailer / Mais informação: https://drive.google.com/file/d/1O60MMjRxzKoYZFYhacK9bcAPOQI8xOLg/view?usp=drivesdk
ENTRE BALDOSAS
(Entre Baldosas)
Nicolas Conte, Animação, Argentina, 2019, 9’
Uma flor bela e delicada cresce no meio da selva de asfalto. Uma lata de lixo da rua é testemunha dos maus-tratos infligidos à flor na via pública poluída. Preocupada com esse tormento, a lata de lixo tenta encontrar uma forma de proteger a flor.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/392959370
ÇOBAN (THE SHEPHERD)
(Çoban (The Shepherd))
Dogus Ozokutan, Animação, Turquia, 2020, 3’
The Shepherd começa por contar a sua história descrevendo como começou a vida na terra, progredindo até à hipótese da Panspermia…
A primeira criatura que emergiu da água e foi para terra… Evolução da humanidade… O esforço infindável para controlar a natureza… The Shepherd conta a história da destruição que a humanidade trouxe ao mundo, pensando como um bebé recém-nascido: O mundo consiste apenas dele próprio e tudo o resto é sua extensão.
AMIZADE EM ALTO MAR
(Amizade em Alto Mar)
João Católico – Serviço Educativo – CINANIMA, Animação, Portugal, 2019, 5’
Após alguns dias sem ir pescar, três amigos pescadores saem para o mar, no recolher das redes só apanham lixo, decidem então pedir ajuda a uns mergulhadores para investigar o que se passa no fundo do mar.
MANDALA
(Mandala)
Thomas Sady e Maria Chiara D’Agostino, Animação, França, 2020, 15’
Se o homem veio para arranjar imagens, é porque as descobriu em seu redor quase formadas, já ao seu dispor. Viu-as num osso, na cavidade de uma gruta, num pedaço de madeira… Uma forma sugeriu a mulher, outra um bisonte, outra a cabeça de um monstro.
Este filme é realizado apenas com elementos naturais inalterados e foi filmado com luz natural.
Ao mostrarmos como o material mais insignificante oculta em si uma beleza fascinante, pretendemos colocar em destaque a conexão primordial e vital que nos une à natureza.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/395207633
THEM
(Them)
Robin Lochmann, Animação, Alemanha e Irlanda, 2019,15’
A uma aldeia esquecida, onde todos são praticamente iguais, chega um novo e autoproclamado líder que muda o modo de vida local. Cavam-se linhas divisórias à medida que a sociedade outrora unificada é despedaçada e segregada. THEM é um conto de fundo moral acerca das ideologias falaciosas, das lideranças destrutivas e sobre o que é ser-se um estrangeiro. Mas mais importante ainda, é um filme que celebra o que temos em comum e não o que nos separa.
Trailer / Mais informação: https://themshortfilm.com/
OF (SIGH)
(Of (Sigh))
Vlad Bolgarin, Animação, Moldávia, 2019, 15’
Numa cidade cinzenta, coberta de nevoeiro e smog, vive um homem comum. Tem tudo o que é necessário para uma vida simples e normal, mas não parece ter qualquer desejo ou alegria. Está sempre a suspirar, sem razão, até que um dia seca e encolhe, ficando do tamanho de um pau. Então, aparece um rapaz colorido num triciclo, com balões, e tenta ajudá-lo, mas o homem ignora o rapaz. O herói tenta de diversas maneiras regressar àquilo que era, mas falha sempre e acaba por desistir. Quando já não há esperança, o rapazinho colorido aparece, enche-o de ar e põe-lhe um pedaço de fita adesiva na boca. O herói toma a forma de um balão e voa sobre a cidade, passando através do nevoeiro. Por fim, chega ao céu onde vê tudo colorido pela primeira vez na sua vida. Retira a fita adesiva da boca e o ar sai com força, espalhando o nevoeiro que cobre a cidade. O herói cai e aterra no cesto do triciclo do rapaz. Ambos percorrem a cidade luminosa e colorida até que encontram um homem cinzento, sentado, e com um olhar desesperado. Param, olham um para o outro e decidem ajudar o homem cinzento da mesma forma.
Trailer / Mais informação: https://www.youtube.com/watch?v=lFA0CDFODS8
O GUARDIÃO DE PAPEL
(O Guardião de Papel)
João Católico – Serviço Educativo – CINANIMA, Animação, Portugal, 2019, 5’
Um robot de cartão apaixonado é o zelador de um papelão, numa tentativa de conseguir uma boca para conquistar a sua paixão, vai parar ao hospital, um intruso de plástico vê assim a sua oportunidade de contaminar este paraíso.
>> COMPETIÇÃO DE SÉRIES E REPORTAGENS TELEVISIVAS
MALCATA - CONTO DE UMA SERRA SOLITÁRIA
(Malcata - Conto de uma Serra Solitária)
Miguel Cortes Costa e Ricardo Guerreiro, Doc., Portugal, 2020, 40’16’’
A Malcata, localizada entre Portugal e Espanha, é uma terra de transição, de valores e tradições; um espaço de encontros e influências, mas sempre dominado pela imponência do vazio. Desde o tempo dos Romanos que os habitantes abriram esta terra na procura de minérios, manipularam os cursos de água, resistiram a invasões e utilizaram a fronteira para passar bens e homens. Esta viagem leva-nos a conhecer o Abutre-preto; marcas de animais pré-históricos; as paradas nupciais dos mergulhões e o Lince-ibérico, felino mais ameaçado do Mundo, que ainda se mantém vivo na memória dos habitantes.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/447097598
ON THIN ICE
(On Thin Ice)
Henry M. Mix e Boas Schwarz, Doc., Alemanha, 2020, 52’
No Ártico russo, as alterações climáticas são uma questão que já não se coloca. Estão a acontecer, agora e a um ritmo preocupante. Os cientistas afirmam que o ponto crítico já foi alcançado há anos. Desfiladeiros gigantes estão a abrir-se no gelo permanente do subsolo. Os incêndios alastram na taiga. Desesperados por comida, ursos polares vagueiam pelas aldeias e mesmo pelas cidades. As renas selvagens mudaram a sua migração anual. E a vida dos pastores de renas do Ártico está sob pressão. Os seus meios de subsistência estão virtualmente a derreter. Foi aberta a caixa de Pandora. O destino das pessoas e da vida selvagem está em risco, tal como todo o Ártico.
UM MAR DE LIXO
(Um Mar de Lixo)
Tânia Paiva, Doc., Rádio Comercial, Portugal, 2019, 36’
“Um Mar de Lixo” é um documentário sobre a maior ação de limpeza de praias em Portugal. Um trabalho da autoria da jornalista Tânia Paiva e Tiago Mendes dos Santos que acompanharam a associação Brigada do Mar ao longo de 18 dias de limpeza nas praias do concelho de Grândola, em Portugal. Foram encontradas toneladas de lixo, desde garrafas de plástico, cotonetes, redes de pesca, lâmpadas fluorescentes e muito, muito mais. Em maio de 2019, durante a realização deste documentário, centenas de voluntários recolheram 20 toneladas de lixo, ao longo dos 45 quilómetros da costa entre Troia e Melides.
Trailer / Mais informação: https://www.youtube.com/watch?v=4aYzjSl0Vek
ANNA MERGULHA NO LIXO PARA COMBATER O DESPERDÍCIO ALIMENTAR
(Anna mergulha no lixo para combater o desperdício alimentar)
Vera Moutinho, Doc., Público, Portugal, 2019, 11’15’’
Há “comida perfeita” a ser deitada fora pelos supermercados todos os dias. Anna Masiello resgata-a e partilha no Instagram. O dumpster diving é só uma das “muitas coisas novas” que Anna quer dizer — e fazer — para resolver o problema do desperdício.
O RENASCER DA PRAIA
(O Renascer da Praia)
Maria Nelma Guimarães Serpa Pinto, Doctv. SIC, Portugal, 2020, 22’
São Tomé e Príncipe é um dos poucos locais do mundo onde se podem encontrar quase todas as espécies de tartarugas marinhas. Mas neste arquipélago, a tartaruga é sinónimo de dinheiro. Salvar estes répteis em vias de extinção da captura para consumo humano é uma luta que tem 17 anos. Uma lei mudou a vida de milhares de santomenses.
HOMENS E LOBOS
(Homens e Lobos)
Luís Henrique Pereira, Doctv, RTP, Portugal, 2019, 28’25’’
O lobo-ibérico (Canis lupus signatus) está em vias de extinção em Portugal. No nosso território não há mais de 300 lobos em estado selvagem. Os criadores de gado continuam a queixar-se do atraso dos subsídios por causa dos ataques do lobo aos animais de pastoreio. Mesmo assim, a relação entre homens e lobos está a mudar. Os cães de gado têm regressado em força para proteger as ovelhas. Para evitar os ataques, estão a ser também introduzidas na floresta presas selvagens para o lobo se alimentar. Há investigadores que estão no terreno a monitorizar a espécie em Portugal.
Trailer / Mais informação: https://www.youtube.com/watch?v=f9uroLeRb6g
OS ENIGMAS DO CABEÇO DA MINA
(Os Enigmas do Cabeço da Mina)
Rui Pedro Lamy, Doc., Portugal, 2019, 27’
Como numa rotação cósmica com epicentro no vale da Vilariça, percorrem-se os principais vestígios arqueológicos conhecidos da região transmontana - beirã, desde a arte dos caçadores-recoletores do paleolítico (Mazouco, Côa) até aos habitats, arquiteturas funerárias megalíticas e outros locais sagrados dos primeiros agricultores e pastores. Chega-se por fim ao fulcro desta história: o Cabeço da Mina, uma pequena colina situada num vale que se evidencia como uma terra de promissão para as primeiras comunidades agropastoris.
NO MAD
(No Mad)
Alvynn Diage, Doc. Filipinas, 2019, 45’
O documentário NO MAD evidencia a forma como a associação ‘The Lifeboat Project’ está a trabalhar com o governo das Filipinas para combater a pesca ilegal (dinamite, cianeto), bem como a tentar criar um Santuário Marinho Interdito em Coron e a replantar coral com o auxílio da tecnologia BioRock.
Trailer / Mais informação: https://www.youtube.com/watch?v=mcoHjXqYmwA&feature=emb_logo
FORDLANDIA MALAISE
(Fordlandia Malaise)
Susana Sousa Dias, Doc., Portugal, 2019, 41’
Fordlandia Malaise é um filme sobre a memória e o presente de Fordlândia, a cidade fundada por Henry Ford na floresta amazónica em 1928. Dando voz aos habitantes que reivindicam o direito de escrever a sua própria história e rejeitar o rótulo de cidade-fantasma, Fordlandia Malaise combina imagens de arquivo, imagens de drone, contos e narrativas, mitos e canções.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/318009085
>> COMPETIÇÃO DE LONGAS METRAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA
SILÊNCIO - VOZES DE LISBOA
(Silêncio - Vozes de Lisboa)
Judit Kalmár e Céline Coste Carlisle, Doc., Portugal, 2020, 87’
Silêncio - Vozes de Lisboa é um documentário que tem uma Lisboa gentrificada como pano de fundo. Seguindo os passos de Céline - uma estrangeira “local” que vive há 20 anos em Portugal - conhecemos Ivone Dias e Marta Miranda, duas artistas de diferentes gerações que lutam pela sobrevivência da sua arte e comunidade. A linguagem que partilham é o fado, um estilo de música tradicional que fala sobre a dureza da existência humana. Com as letras de fado a transportar-nos através da história, o filme explora a relação entre os fadistas e o mundo, sempre em mudança, que os envolve.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/366818392
A ALMA DE UM CICLISTA
(A Alma de Um Ciclista)
Nuno Tavares, Doc., Portugal, 2020, 73’11’
Através de um grupo de ciclistas “clássicos” e do seu interesse comum pela bicicleta clássica, vamos descobrir valores que se vão perdendo na nossa sociedade moderna, como a importância da amizade, da ecologia, da valorização do antigo, da rejeição ao consumismo e, de outras premissas importantes para atingir uma vida mais feliz, mais simples e mais preenchida com o que realmente importa. Tal como na vida, neste documentário, as bicicletas transportam-nos na nossa descoberta, na nossa reflexão.
Trailer / Mais informação: https://vimeo.com/394655971
O ÍNDIO COR DE ROSA CONTRA A FERA INVISÍVEL
(O índio cor de rosa contra a fera invisível)
Tiago Carvalho, Doc., Brasil, 2020, 70’
Entre as décadas de 40 e 70, o médico de saúde pública Noel Nutels viajou pelo interior do Brasil proporcionando cuidados de saúde médicos às populações indígenas, rurais e ribeirinhas. Noel filmou muitas das suas expedições em filme de 16mm. Em 1968 foi convidado para falar sobre a situação das populações indígenas numa comissão parlamentar de inquérito, alguns dias antes da radicalização da ditadura no Brasil. Os seus filmes inéditos e o registo do seu discurso na comissão estão reunidos em “O Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível”, para denunciar aquilo a que Nutels chamou o histórico massacre contra o povo indígena.
Trailer / Mais informação: https://www.youtube.com/watch?v=1CuXCzCTYMw&feature=emb_logo
>> COMPETIÇÃO DE CURTAS METRAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA
VI(R)AGENS
(Vi(r)agens)
Patricia Pedrosa, Doc., Portugal, 2020, 20’47’’
Nesta pausa planetária, o medo confrontou-nos com as nossas limitações. “É crucial uma consciência coletiva.”, como defende Matilde Alvim, estudante, ativista. Quem são os que mobilizam uma multidão? Que dão a alma por uma causa? Hoje, a causa comum é: salvar a espécie humana da extinção. Cuidar da Terra com “t” maiúsculo e amar. Por amor civil e político manifestam-se todas as ações que procuram construir um mundo melhor (Laudato Si, 228). Este documentário realizou-se no âmbito do projeto “Juntos pela Mudança II.”
Trailer e mais informação: https://vimeo.com/380666407
KIDS THESE DAYS
(Kids These Days)
Kristen van Schie, Doc., Portugal / África do Sul, 2020, 10’35’’
Flôr, uma rapariga de 17 anos, quer salvar o mundo. Passa os seus dias a planear protestos e em guerrilha pela plantação de árvores – é apenas uma jovem entre os milhares de jovens que lutam atualmente pela justiça climática. Mas com os adultos do mundo a não darem uma resposta rápida à crise, os adolescentes têm de suportar sozinhos esse pesado fardo.
A luz do dia há muito que desapareceu, e o canto do pardal está a enfraquecer. A chegada da noite será sempre penosa.
A MORDIDA
(The Bite)
Pedro Neves Marques, Doc., Portugal, 2019, 26’
Entre uma casa na mata atlântica e uma fábrica de mosquitos geneticamente modificados em São Paulo, uma relação poliamorosa e não-binária procura sobreviver a uma epidemia que atravessa o Brasil. Enquanto no interior da fábrica milhares de mosquitos nascem diariamente – um exército de insetos prestes a ser distribuído pelo país –, as tensões e relações de poder entre Helmut, Calixto e Tao agravam-se. A Mordida é um filme algures entre o terror, a ficção científica e um drama.
LÁ FORA AS LARANJAS ESTÃO A NASCER
(Outside the oranges are blooming)
Nevena Desivojević, Doc. Portugal, Sérvia, 2019, 20’
No alto das montanhas, um homem vive só numa aldeia defunta. Errando pela natureza enevoada, vagueando entre as paredes do seu escuro lar, ele aguenta a sua condição humana que o condena a servir o mundo que ele abandonou.
URSULA
(Ursula)
Eduardo Brito, Portugal, 2020, 6’
Entre a cidade mais a norte do mundo, numa longa noite polar, e um lugar a sul, numa manhã nevoenta de verão, acontece um sonho e todas as suas dúvidas.
Mais informação: www.eduardobrito.pt/ursula.html
FRATURIZAÇÃO | CORROER
(Fraturização | Corroer)
Inês Ferreira-Norman, Doc., Portugal, 2020, 7’19’’
Uma reflexão inspirada em linguagem, partindo da expressão inglesa 'carbon footprint' e da veneração pelo plástico pela sociedade, leva a artista a uma viagem fenomenológica, a sentir os efeitos dessa impressão, da gravura, 'na pele', da poluição. Os efeitos nefastos da indústria pesqueira no mar não se limitam à poluição marinha das espécies, ao desperdício alimentar e ao bycatching, mas também à contribuição que o nylon faz para a ‘plastiglomeração’ do processo geológico. O impacto da poluição marinha passa para a terra, afeta os humanos, transformando-se num fóssil doloroso e silencioso.
Trailer e mais informação: https://www.instagram.com/p/B79aqi1F_e1/
RIO TORTO
(Rio Torto)
Mário Veloso, Doc., Portugal, 2019, 16’32’’
Uma geração em desaparecimento dá o último testemunho acerca de um rio saudável e de água potável, num lugar onde a paisagem bucólica se funde com o crescimento urbano e um dos moinhos de antigamente continua a girar.
Trailer e mais informação: https://www.youtube.com/watch?v=VKL-by5NKfk&feature=emb_logo
A TERRA DO PASSADO
(La Tierra del Passado / The Land of the Past)
Rui Falcão, Doc., Portugal, 2020, 19’45’’
Numa terra encostada a uma esquina de Portugal, a língua que simboliza o seu passado caminha para a morte, de mãos dadas com o isolamento e o envelhecimento da sua gente. Como único professor de mirandês, Afonso procura passar essa herança enfraquecida para uma nova geração. Quando ele próprio recebe uma proposta para partir, a indecisão em abandonar a sua avó na hora mais frágil torna-se um reflexo do peso que a sua escolha poderá ter sobre o futuro da língua.
Trailer e mais informação: https://vimeo.com/431796573
>> COMPETIÇÃO PANORAMA REGIONAL
A MÁSCARA DE CORTIÇA
(A Máscara de Cortiça)
Tiago Cerveira, Doc., Portugal, 2020, 15’
Todas as aldeias da serra da Lousã tinham sobreiros. No Entrudo, os velhos Cortiços eram utilizados como Máscaras. Corriam as aldeias de Góis para declamar as mordazes Quadras Jocosas e pregar partidas. Era um dia em que valia quase tudo.
Trailer e mais informação: https://vimeo.com/417260689
BARRO PRETO, CULTURA E TRADIÇÃO
(Barro Preto, Cultura e Tradição)
Edmundo Marquês e Vitor Pereira, Doc., Portugal, 2020, 17’
As primeiras evidências da sua existência nestas terras surgem há séculos. Era vendido nos mercados vizinhos a feirantes que os levavam para sítios mais longínquos. Este foi o sustento de muitas famílias durante largas décadas, senão séculos. Talvez a gastronomia seja a principal razão pela qual esta tradição se mantém até aos dias de hoje. Tradição essa que nos faz pensar: afinal de contas, qual é a única peça tradicional que nestas terras existe em praticamente todas as casas? Barro Preto, Cultura e Tradição.
A CIDADE E AS SERRAS EM TEMPO DE PANDEMIA
(A Cidade e as Serras em Tempo de Pandemia)
Paulo Leitão, Doc. Portugal, 2020, 17’
A Cidade e as Serras em Tempo de Pandemia faz uma viagem ao isolamento natural e isolamento obrigatório no novo normal. Das aldeias mais remotas das serras do Açor, Estrela e Lousã, passando pelas mega metrópoles de São Paulo, Miami ou Sidney, em busca das emoções num tempo dramático e de incertezas. A solidão e o isolamento passou a ser uma realidade imposta, mas há quem a busque ou simplesmente tenha que viver com ela obrigatoriamente. Afinal estamos ou não sempre sós?...
GERAÇÕES, TRADIÇÕES
(Gerações, Tradições)
Luís Figueiredo, Doc., Portugal, 2020, 1’37’’
Gerações e tradições, uma homenagem às gentes e raízes da nossa terra. Arrifana, uma aldeia do concelho de Seia, onde o povo se reunia junto ao forno da comunidade, para cozer o pão, o alimento mais importante e presente em todas as culturas, símbolo da vida, da força e do trabalho, da coragem e da saudade.
SOM. TERRA. ÁGUA
(Som. Terra. Água.)
Luís Antero, Doc., Portugal, 2020, 8’17’’
"A vida, os sons da vida, marcam a paisagem sonora. Enquanto há vida, há som." Carlos Alberto Augusto. O Som liga-nos à Terra... a que pisamos, a que sentimos, a que vivemos, a que almejamos... Como elemento primordial da paisagem, o som é vida.
HISTÓRIAS DE CONTRABANDO_A TABERNA
(Histórias de Contrabando _ A taberna)
Paulo Vinhas Moreira, Doc., Portugal, 2020, 8’
A taberna é o título de mais uma das histórias do contrabando. Mapeado e recolhido no concelho do Sabugal, o testemunho da D. Carmelinda d’Anunciação é gravado em 2017 na aldeia de Quadrazais, no preciso local, onde deu de comer e beber anos a fio aos principais protagonistas das lides da arte do “Contrabando para a barriga”.
D. Carmelinda d’Anunciação é o testemunho claro de uma mulher raiana de garra que, sem nunca ir a Espanha, vai na volta, a Guarda Fiscal já lhe fazia uma visita. Não, e não era para comer nenhuma chouriça...
QUANDO CHEGAR O MOMENTO
(Quando Chegar o Momento)
Aldeias de Montanha, Doc., Portugal, 2020, 1’44’’
Há momentos em que apetece ver o quotidiano pelo retrovisor e ir para lugares únicos. As Aldeias de Montanha são o destino perfeito para estes momentos de fuga, seja para a fruição de ação ou meditação. Sempre com um acolhimento marcante e típico das aldeias. Há quem prefira momentos de calma, que permitam respirar com serenidade. Mas há quem queira aproveitar a ampla mobilidade e experimentar a liberdade de sair à descoberta. O destino perfeito será sempre a rede de Aldeias de Montanha, a garantia de viver a vida com a alegria ao máximo. As Aldeias de Montanha são um destino único. Pela natureza, pela cultura, pelos sabores ou mesmo enquanto refúgio para momentos de fuga. Há duas coisas que fazem toda a diferença e com a qual pode sempre contar. A natureza é autêntica. As pessoas são genuínas.













































































